O que é uma contestação?

A contestação de uma transação, também conhecida como chargeback, acontece quando um comprador entra em contato com o emissor do seu cartão de crédito e, cancela uma compra feita anteriormente com este cartão. Isso pode acontecer por vários motivos, alguns deles são: 

  • O comprador não reconhece a compra apresentada na sua fatura do cartão. E, isso inclui os cenários onde o comprador esquece a compra efetuada;
  • Alguém usou o cartão do suposto comprador e efetuou a compra sem o seu consentimento. Nesse caso, pode ser que o cartão tenha sido furtado, clonado ou até mesmo usado de forma indevida por alguém da família, ou amigo;
  • O comprador não recebeu ou ficou insatisfeito com o produto, ou serviço adquirido; ou
  • O comprador, agindo de má-fé, solicita o cancelamento da compra, mesmo quando já recebeu o produto ou serviço. 

Quando uma contestação acontece, o pagamento é bloqueado no emissor do cartão de crédito e, consequentemente, nos demais mecanismos de pagamento que transacionaram a compra, como a Carteira Sympla. 

Por esse motivo, quando ocorre uma contestação, o valor da venda é bloqueado na sua Carteira Sympla até o fim da análise da contestação pelo emissor do cartão de crédito. Se o comprador ganhar a contestação, o valor da venda, bloqueado anteriormente na sua Carteira, será estornado para o comprador. E, caso o comprador tenha a sua contestação negada, o valor da venda, bloqueado anteriormente, será creditado na sua Carteira. 

Conforme informado nos Termos e Políticas da Sympla, as contestações reportadas serão analisadas tanto pelas bandeiras, operadoras de cartão de crédito e pelos processadores de pagamentos utilizados pela Sympla. O produtor/organizador, desde já, fica ciente que, caso não haja saldo suficiente na sua Carteira Sympla para descontar o valor contestado, a Sympla se reserva o direito de fazê-lo em valores a serem disponibilizados no futuro, até que haja o ressarcimento dos valores junto ao emissor do cartão. Não havendo repasse futuro, a Sympla cobrará o valor diretamente do produtor/organizador. 

 

Esperamos que o artigo tenha te ajudado! Se ainda tiver alguma dúvida, clique aqui e deixe sua solicitação! Vamos te retornar em até 1 dia útil :)